domingo, 12 de abril de 2009

Ataque a vegetarianos é peça fina e defumada da publicidade espanhola

Quando assisti pela primeira vez o novo comercial da Campofrio, marca espanhola que disputa o mercado premium de frios e embutidos, tive certeza que era uma das poucas raras fatias de fina publicidade espanhola. A peça, recentemente premiada, leva a assinatura da global McCann-Erickson.

Acabo de revê-la no YouTube sem surpreender-me com o gorduroso debate entre Vegans e carnívoros que segue nas centenas de comentários. Nessa estou com os carnívoros. Não porque sou fã do presunto defumado da Campofrio, mas porque há que se reconhecer que a contra-contracultura do comercial, mais que vender o peixe da marca, ou melhor, presunto, é uma deliciosa provocação muito bem executada.

A versão abaixo só rola na internet, já que na TV só exibem a de 30 segundos.


2 comentários:

Anônimo disse...

Sou vegano, e independente do que você pense a respeito, temos que veganos consideram a cultura de utilização animal algo nefasto. Um holocausto. Então, que valor veganos poderiam ver nessa publicidade? Veganismo não é fanatismo, é ética de minorias. Faça uma "deliciosa provocação" a judeus massacrados pelo nazismo e sua "arte" vira caso de polícia, porque afronta uma ética de maiorias. No século XVI "deliciosas provocações" aos negros africanos cairíam muito bem até nos mais nobres círculos europeus, porque ali racismo era idéia comum, mesmo que minorias (brancas) já se horrorizassem com a idéia. Para concluir: publicidade sempre será uma arte secundária, porque não é livre. Nela, o debate ético necessariamente é subordinado à tentativa de convencer.

Meu nome é Antonio e meu e-mail é a.matienzo@ig.com.br

Anônimo disse...

É isso que a McCann faz na Espanha? E é premiada? Prefiro um comercial de cerveja com mulher pelada...