quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Para autor rastro negro da máfia mancha Barcelona




Roberto Saviano esteve hoje em Barcelona discutindo a repercussão de sua obra como ferramenta fundamental de denúncia contra o poder cruel das máfias na Europa - e também da condenação em um nível pessoal como o preço caro que paga pela repercussão monstruosa de Gomorra como livro e, recentemente, película.

O autor participa da programação do festival Novela Negra, que acontece essa semana e promove, entre outras atividades, uma série de debates e mesas redondas sobre o gênero literário.

A Espanha e em especial Barcelona, alertou Saviano, têm um papel bastante ativo na circulação de drogas e capital mafioso como ponto de apoio fundamental para as atividades ilícitas que formam uma das "indústrias" mais lucrativas do planeta.

A cada dia "Gomorra", que um amigo chama de a versão italiana de "Cidade de Deus", se estabelece como um clássico contemporâneo dos filmes de máfia. E seu criador, cercado de guarda-costas, no principal ativista - mesmo que involuntariamente - de denúncia contra o terrível impacto das mafias nas comunidades em que atuam.

Nenhum comentário: